Caio Alberto Martins entrevista Leomar Marchesini Zuravski - A Inclusão Social no Ensino Superior






Leomar Marchesini Zuravski é Especialista em Psicodrama Pedagógico pelo Centro de Estudos de Psicodrama Infantil do Paraná e em Metodologias Inovadoras Aplicadas a Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Formada em Psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Foi Diretora do Departamento de Educação Especial (DEE) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Diretora do Campanha Nacional das Escolas da Comunidade e presidente da Comissão Síndrome de Down dos Amigos do Hospital de Clinicas (CENEC). Professora universitária da Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE). E exerceu atividade profissional na Fundação Educacional do Paraná (FUNDEPAR).




Foi catequista na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Curitiba/PR durante 14 anos. . No momento, integro a Escuderia Ágape, voltada a trabalhos humanísticos de solidariedade aos carentes e sou Consultora Educacional do CVI Centro de Vida Independente Curitiba e Região Metropolitana, uma instituição que atua junto às pessoas com deficiência, objetivando a qualidade de vida das PcD e de suas famílias. Além disto sou uma ativista no movimento de inclusão de PcD. Fundadora e atual coordenadora do SIANEE (Serviço de Inclusão e Atendimento aso Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) do Grupo UNINTER. Este serviço tem atualmente 21 colaboradores, sendo quinze intérpretes de Libras e 263 alunos com necessidades educacionais especiais estudando em cursos de graduação e pós graduação nas modalidades presencial e a distância.

O SIANEE já formou mais de 150 pessoas com necessidades especiais em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente está sendo elaborado um projeto imediato de elaboração de um livro contando a história do SIANEE e documentando a implantação deste serviço educacional.




Quadro Entrevistas:





Caio Alberto entrevista Leomar Marchesini

Entrevista "A Inclusão Social no Ensino Superior"

Data: Fevereiro de 2013

Local: Estúdio de Jornalismo do Grupo Uninter em Curitiba/PR



Acesse já o meu blog: