Cristãos Ortodoxos no Brasil - Caio Alberto entrevista Dom Jeremias Ferens


Dom Jeremias Ferens é Arcebispo Eparca Ortodoxo Ucraniano da América do Sul e Titular de Aspendos. Natural de Papanduva - Santa Catarina (Brasil), Dom Jeremias iniciou seus estudos em sua cidade natal e os concluiu no estado do Paraná, onde também cursou Filosofia.

Em 1986, ingressou na Igreja Ortodoxa Ucraniana, sendo enviado para os Estados Unidos onde fez seus estudos teológicos no Seminário de Santa Sofia, em South Brook - New Jersey, formando-se em 1989. Em 1988, foi tonsurado monge, recebendo o nome religioso de Jeremias. Em 1989, recebeu as sagradas ordens do diaconato e presbiterato, na Catedral Ortodoxa Ucraniana de São Valdomiro Magno em New York pelo Metropolita Mstyslav Skrypnyk que, posteriormente, em visita ao Brasil deu posse ao padre Jeremias como pároco da Catedral São Demétrio e da Paróquia São Miguel Arcanjo, ambas em Curitiba - Paraná (Brasil) e da Comunidade São Valdomiro Magno em Papanduva - Santa Catarina (Brasil).

Durante o VI Concílio da Igreja Ortodoxa Ucraniana realizado em Curitiba em 1993 foi escolhido e posteriormente nomeado Bispo Eparca da América do Sul.

Em 1995 o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I o nomeou Bispo Titular de Aspendos.

Sabe-se que na América do Sul ele reorganizou paróquias do Brasil, Paraguai e Argentina. Instituiu e construiu o Seminário Ortodoxo Ucraniano São Cirillo e São Metódio em Curitiba - Paraná (Brasil) que foi inaugurado em 24 de fevereiro de 2002; e fundou o Instituto Ortodoxo Missionário – IOM.

Dados da Entrevista:


Data: Setembro de 2014
Local: Catedral Ortodoxa São Demétrio em Curitiba/PR




Caio Alberto - Entrevistas no Facebook:



Caio Alberto no Twitter: